Expansão do PTT-RJ

19 abr

 

Como que a Expansão do PTT RJ vai ajudar a população Fluminense e a sociedade?

 

As pessoas possuem cada vez mais a necessidade de estarem conectadas a internet e grandes empresas de Telecom possuem dificuldades em atender a todos com qualidade principalmente em locais onde não possuem viabilidade financeira para realizar investimentos em infra-estrutura. E nesse momento em que entra o pequeno provedor Regional, trata-se de um pequeno empresário empreendedor que enfrenta o desafio de vencer e realizar investimentos em infra-estrutura para atender o usuário com Internet Banda Larga. Porém esse provedor possui muita dificuldade em comprar Link de Internet para revender para os usuários. Justamente porque os locais onde o pequeno provedor está não possui essa infra-estrutura da grande operadora para        que ele possa comprar link.

 

E nesse momento em que o fato do PTT estar próximo desses pequenos provedores irá fazer o custo do Link ficar mais barato.
A expansão do PTT vai fazer com que a velocidade do usuário aumente mais do que o dobro, pois o provedor poderá comprar mais link com mais banda a custo muito mais baixo.

 

O pequeno provedor de internet poderá usufruir dos Ramais(PIX) do PTT para fazer a expansão dos seus negócios podendo usar essa infra-estrutura existente para ativar mais pontos em outros locais que ele normalmente não atenderia. Isso gera mais concorrência e estimula um ambiente saudável para o consumidor que vai possuir diversos fornecedores para o mesmo serviço, aumentando a oferta e a qualidade dos serviços prestados.

 

O fato dos Ramais do PTT estar em locais longe da grande metrópole é de tamanha importância para os pequenos provedores, pois são justamente esses provedores do interior do estado e da região metropolitana que mais sofrem com os altos custos do Link dedicado de Internet Banda Larga, pois eles são obrigados a contratar transporte de grandes operadoras e/ou fazer diversas repetições do centro da capital até a sua região, essas repetições influenciam em muito a qualidade da Internet ofertada e a quantidade de internet que chega ao usuário, além claro do alto custo financeiro que diversas repetições influencia no preço do usuário final.

 

Tendo em vista todas essas dificuldades que enfrentam os provedores do interior e região metropolitana , nada melhor do que a sugestão do governo em implantar e expandir os Ramais do PTT em locais mais afastados possível do centro da Capital.

 

Já está mais que provado o importante papel que o pequeno provedor regional faz para a sociedade, no Brasil são mais de 3000 licenças SCM emitidas pela Anatel e estima-se que possuam o triplo de provedores em operação no momento, dados da abrint(Associação nacional dos provedores) remetem a um numero onde os provedores regionais juntos formam a 4ª maior operadora do Brasil.

 

O que é PTT ?

È um lugar onde os provedores de internet trocam trafego de internet, serve para melhorar a performance da própria internet, melhorar a velocidade ofertada, economizar banda de Link IP, entre outros benefícios.

Isso ajuda a reduzir os custos com a banda contratada, com redes de transporte e com implantação de rede de fibra. Tendo em vista que quase metade do trafego sai pelo PTT, no final das contas conseguimos repassar essa economia pro usuário final.

 

Sou provedor, o que eu preciso para usar o PTT?

 

È necessário conectar-se fisicamente a um Pix do PTT, o Pix do PTT é como se fosse um ramal do PTT em alguns locais disponíveis. Além disso é necessário que o provedor seja dono de um bloco de IP próprio, chamado de AS (Sistema Autônomo)

 

Aonde Fica esses PIX?

 

Esses PIXs ficam em locais já implantados pelo NIC.br e tratam-se de um switch que é instalado pelo NIC.br com acesso ao PTT Central via fibra. São Paulo possui 25 Pix e o Rio de Janeiro somente 7. O PIX central do PTT Rio fica na sede INCC na Urca. Os outros PIXs ficam em locais de difícil acesso e por se tratar de locais privados são caros pra adentrar.

 

Mas quanto custa usar o PTT?

 

O uso do PTT é gratuito no que se relaciona ao trafego, porém acessar o PTT é caro porque é necessário se interconectar fisicamente nesses locais que não estão perto do Provedor, acaba que no final das contas o que se economiza de banda com o link principal não vale a pena contratar o transporte para o PTT, além do que os DATACENTERS que possuem o PIX do PTT cobram para o provedor acessar o PTT, portanto na pratica são poucos os Provedores que de fato são participantes do PTT e conseguem usufruir da redução de custo.

 

 

Porque o Projeto de Expansão do PTT RJ

 

Trata-se de implantar outros ramais (PIX) do PTT em locais Públicos como escolas e Faculdades.

 

Porque em locais Públicos como Escolas e Faculdades Publicas?

 

Porque são locais neutros sob o ponto de vista de negócios e o governo tem condições de receber o Ramal (PIX) do PTT, além do que o provedor poderá se interconectar fisicamente sem nenhum custo, o que de fato iria tornar acessível o PTT para o pequeno e médio provedor.

 

Quanto o governo vai gastar com isso?

 

Nada! Ou quase nada porque o PTT já possui o habito de usar a Rede de fibra óptica da RNP ou Rede Rio para os seus Ramais (PIX) e algumas escolas e faculdades já possuem essa rede de Fibra Óptica.

 

A única coisa que talvez o governo tenha que gastar seja um pequeno espaço para receber o switch do PTT e uma infra-estrutura de Disponibilidade como No-breaks e Geradores. Coisa que algumas escolas e faculdades já possuem.

 

Quais são outros benefícios do PTT

 

O PTT é uma rede própria regional da qual os participantes podem realizar acordos Unilaterais com eles mesmos. Ou seja um operador pode vender link de internet para outro operador, como ambos já estão conectados na mesma rede e o custo dessa venda é somente lógico (Uma configuração no switch) e não físico, isso torna o link de internet muito mais barato para todos os participantes.

Existe também a facilidade do mesmo participantes interconectar sua própria rede em Ramais(PIX) diferentes do PTT viabilizando seus próprios recursos de backbone em diversos locais do estado, isso viabiliza em muito novos negócios a cobertura e a expansão de novos locais.

 

 

Allan M Caldas

Dono de provedor a 10 anos, técnico de eletrônica e telecomunicações é um conhecido blogueiro de Telecom.

 

Samuel P. da Silva

Sócio Diretor na Net Rocinha – Provedor de acesso na comunidade da Rocinha.

 

Reunião com amigos onde discutimos a expansão do PTT-RJ em locais públicos de fácil acesso.

S1320041 S1320024 S1320025 S1320026 S1320027 S1320028 S1320029 S1320030 S1320031 S1320032 S1320033 S1320034 S1320035 S1320036 S1320037 S1320038 S1320039 S1320040

Anúncios

Uma resposta to “Expansão do PTT-RJ”

  1. lucas 31 de maio de 2015 às 11:29 pm #

    Parabéns pela iniciativa acho muito importante a iniciativa para todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: